faceboook

Assim mantemos a harmonia - Daniel Silva Dôri


Post convidado
Por Daniel Silva Dôri 

O Brasil é um país onde pessoas de diferentes etnias, religiões e correntes (filosóficas e políticas) convivem em perfeita harmonia, onde prevalece o respeito, não há machismo nem homofobia. Só que não!

Não havia racismo na nossa sociedade até que os primeiros grupos de Rap começaram a surgir e o movimento Hip Hop se tornar conhecido para o grande público, denunciando o descaso e o abandono do Estado para as comunidades negras e a violência policial. Era o país de todas as cores até que os primeiros Movimentos Negros se levantaram e começaram a lutar por direitos negligenciados a séculos, não existiam racistas no país até que as primeiras leis de políticas afirmativas fossem aprovadas.

Ricos e pobres conviviam harmoniosamente até começarem a dividir o mesmo espaço em aeroportos, até que os votos dos mais pobres deixaram de ser fortemente influenciados pela classe formadora de opinião, não havia xenofobia explicita a nordestinos antes da ideia de que programas assistencialistas na região foram determinantes nos resultados das eleições.

Antes, não haviam linhas de pensamento político ou correntes filosóficas criminalizadas.

Também não havia homofobia antes que o primeiro autor de novela cogitasse beijo gay em horário nobre na TV, não se falava disso até que os primeiros ativistas denunciaram as mortes motivadas por ódio aos homossexuais, não havia transfobia anterior as primeiras reflexões sobre a transsexualidade, não tínhamos nenhum parlamentar homofóbico até o primeiro deputado assumidamente homossexual ser eleito.

Estávamos livres de discriminação religiosa até que os primeiros umbandistas, clandombecistas e espíritas ganhassem algum destaque na mídia, não havia bancada religiosa fundamentalista antes que os primeiros grupos de crenças minoritárias começassem a se manifestar e se apresentar perante a sociedade, também não existia preconceito contra descrentes, porque esses não saiam de seus armários.

Aqui não existia machismo até que as primeiras mulheres denunciassem que estavam ganhando menos fazendo o mesmo trabalho dos homens, não havia sexismo na época em que as mulheres não ocupavam cargos de chefia, gerenciais e executivos e nem exerciam funções de destaques na sociedade. Não havia misoginia até a primeira Maria da Penha começar lutar contra a violência doméstica.

Enfim, o Brasil era um país harmônico e pode voltar a ser, desde que os grupos dominantes não sejam incomodados e não tenham seus privilégios, garantidos por um sistema de oportunidades e direitos desiguais, ameaçados por lutas e reivindicações de minorias que podem desestabilizar a ordem em nome do progresso. Eles não querem isso, ELES QUEREM HARMONIA.

-------


O Blog Pense, é grátis abre espaço para você enviar seu texto (post convidado).
– Os textos passarão pela aprovação da editoria do blog e podem ser ou não publicados de acordo com a decisão editorial. 
– As informação contidas no texto são de inteira responsabilidade do autor.

***
Agora estamos com site oficial: http://www.penseegratis.com/